generated by sloganizer.net

quarta-feira, maio 10, 2006

Didgeri-didgeri-doo where are you?

Descobri este instrumento fascinante há uns dias e estou encantada. É o som mais... earthy... que já ouvi. É espantoso porque é só um tubo de madeira, mas a técnica é tão complexa que até assusta. Ao que parece é uma coisa chamada respiração circular (será? qual a tradução correcta para circular breathing?), que consiste em soprar ar para dentro do tubo enquanto se inspira pelo nariz. Ao mesmo tempo. Como é que isto é possível não sei.

Podem-se produzir os sons mais variados usando a voz e todo o barulho que nos lembrarmos de fazer ali dentro, para além do sopro. Ouçam aqui uns samples do som do digeridu (mais abaixo na página). É giríssimo. Se puderem ouçam Rolf Harris.

O efeito secundário de tudo isto é que fiquei possuída por uma vontade incontrolável de tocar digeridu. Apeteceu-me mesmo ir para o meio do mato soprar para dentro de um tubo de madeira como se a Vida fosse só aquilo. Impossível? Talvez. O que vale é que tenho a sorte de ter um subconsciente muito competente. "Tocar digeridu?" disse ele quando se apercebeu deste meu desejo. "No problemo."

E nessa noite em sonhos apareceu-me a Kate, God herself, para me dar uma aulinha prática no meio de umas ruínas. Não teve grande lógica, porque quem toca é o Paddy, não é a Kate, mas pronto, foi simpático da parte do Grande Produtor de Sonhos que mora na minha cabeça. Um dia destes faço-lhe uns biscoitos para retribuir a atenção.

10 comentários:

T. disse...

acho mesmo que devias levar os teus melhores biscoitos xD

o som é taaaoo engraçado!

**

SuntoryTime disse...

Joaninha: já ouviste ao vivo? Whoa! Inveja... :P

Social butterfly: os meus melhores biscoitos e se calhar arroz doce vegan também... É que o sonho foi mesmo engraçado xD

[lunatic] disse...

La no algarve, na ilha de tavira a noite costumam tocar didgeri-doo com djambes a noite na praia, e é mesmo liiiiindo... eu tenho um em faro hihi... é dos mais baratos... mas é lindo mesmo... e o som é fantástico :)

p.s.- e claro,só em dias de sorte e no fim do verao (quando passei o verao todo a tentar) é que consigo fazer sair um uoooouuuuummm muito curto lool

SuntoryTime disse...

WHOOOOOOAA

Rápido, convida-me para ir a tua casa :P

B. disse...

Quem é o/a Lunatic :D?
Eu ia mesmo agora dizer Fil que tens de ir à ilha ouvir!!!
É que estão lá sempre a tocar, e é espetacular...
Por omissão já vêm com uma nuvem de fumo advindo da queima de algumas plantas enroladas, mas não deixa de ser encantador :)...

ACHO que vais gostar da minha terrinha :)!

B. disse...

Ah claro a minha conterranea márcia :D
So sweet!

StupiDreamer disse...

só tu pra descobrires isso.reparas mesmo nas pequenas coisas que «não interessam». :)
os melhores instrumentos são tipo pedras ou folhas ou depois latas ou garrafas.os que supostamente não são instrumentos.tenho de te fazer um e dar-to de prenda :P *

Athanais disse...

filipa.... porque raio é que n m disseste que tinhas um blog novo????? vou ficar irremedialvelmnet chateada ctg.. =P

esse instrumento compra-se, aluga-se. comé? =P

SuntoryTime disse...

Não disse? Devo ter-me esquecido então =/ Sorry 'bout that.

Compra-se :P

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » »