generated by sloganizer.net

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Cold Creek Manor (2003)

Vi ontem o filme Cold Creek Manor (A Casa de Campo), com Dennis Quaid, Sharon Stone e Stephen Dorff. Estava meio reticente, admito. Primeiro porque implicava deitar-me as duas da manhã, o que por sua vez implicava acordar hoje tardíssimo e possivelmente perder uma manhã de estudo, e porque o meu fiel imdb dá a este filme a ranhosa classificação de 4.8/10. Mas depois pensei, caramba Dennis Quaid? Sharon Stone? Stephen Dorff? Não há-de ser uma trampa, de certeza! E não é mesmo. Tirando talvez a banda sonora. A certa altura aquele TAN TAN TAN já me irritava.

Note to self: Duvidar sempre do imdb.

A história é interessante. Não quero dizer muita coisa porque é mais giro se virem sem saber nada, mas posso dizer que é uma família que vai viver para o campo numa herdade mais ou menos do tamanho de uma aldeia. Evidentemente, há coisas estranhas por lá. Ao contrário do que possam pensar, esta não é uma história de fantasmas. Estou a dizer isto só para não vos acontecer o mesmo que a mim, que a meio do filme ainda estava a pensar quando é que entravam os fantasmas. Este não é um filme de terror, nem sobre coisas paranormais; é apenas um thriller. "A Terrific Thriller".

Pormenor interessante #1: O momento Kate. Adoro adoro adoro quando isto acontece. GET OUT OF MY HOUSE!

Pormenor interessante #2: O momento hey-podia-ser-um-momento-Shining-mas-não-é. Martelo/Machado + porta = "Here's Johnny!" Esta é uma equação que nunca falha. E quando não é explicitada no ecrã, o espectador vai certamente pensar nela, e possivelmente dizer "Here's Johnny" na solidão da sua sala só para compensar (guilty).

Facto #1: Estou a ficar demasiado boa a adivinhar finais. E não, não foi por o filme ser previsível, mas porque finalmente interiorizei o conceito de foreshadowing no cinema e não o consigo tirar da cabeça e prevejo tudo. Mas quando, consistentemente aos 10 minutos de filme já se adivinhou como vai ser a cena final, a coisa torna-se um bocado irritante.

Facto #2: Metade deste post não faz sentido para quem não tiver visto o filme. Por isso vejam, e depois voltem ao post. E já agora votem no imdb também. Este filme merece mais do que 4,8.

2 comentários:

[lunatic] disse...

Ha ha! Eu também vi o filme... o que me valeu as olheiras de hoje. Olha lá, pk raio é que uma pessoa a fugir de um homem com um machado se dá ao trabalho de trancar uma porta velha de madeira?
E pk que o velho armado em parvo contou ao filho que sabia que ele tinha morto as outras pessoas tipo... isso é um bocado ingénuo não? Sei não, ou eles são burros, ou alguma coisa tá mal. :S mas vá, gostei

Cate disse...

Eu vi, eu gostei ! :)