generated by sloganizer.net

domingo, março 04, 2007

Tuva - Índia - Inglaterra

Tenho "passeado" nestes últimos dias por alguns sítios muito interessantes. Não resisto a partilhar as experiências. Se tiverem oportunidade, sigam-me as pegadas. Acreditem que vale a pena!

Tuva
Eu nunca tinha ouvido falar de "throat singing". Apresentaram-me os Chirgilchin como "aqueles homens das vozes grossas" e eu, associando-os àqueles homens da ópera, decidi logo que queria ir ver. Mas throat singing não tem nada a ver com ópera.

É difícil explicar o que é. Como não percebo nada da técnica, não posso falar sobre isso. Mas posso dizer-vos que é uma coisa verdadeiramente fenomenal. Os sons que aqueles quatro (uma mulher e três homens) faziam eram fantásticos! Desde o que me pareciam pássaros, a água, a balidos extremamente convincentes, a - gostei mesmo deste - uma voz cavernosa de trovão. Simplesmente maravilhoso.

As músicas eram de uma simplicidade campestre. Eram maioritariamente canções de "good wishes for horses" e "good wishes for animals, like horses, cow, sheep, goat". Os "good wishes" reinavam. Mesmo na sua despedida, o que nos foi desejado foram - surpresa - "good wishes" e "good grass for your sheep. And good gas for your cars".

Adorei!

Índia
Dança tradicional do Sul da Índia. Nunca tinha pensado, mas estas danças são uma mistura muito interessante de storytelling e de expressão corporal. No espectáculo que vi eram duas raparigas a dançar, uma obviamente mais dotada que a outra. A que dançava melhor tinha uma expressividade admirável. Vejam que até me fez lembrar a Kate Bush! (E para quem não sabe, este é um dos maiores elogios que eu podia fazer (; )

O mais giro são os gestos das mãos, e as posições que nos são familiares em estátuas de divindades hindus. É giro ver uma pessoa a sério a fazê-las. E quando nos apercebemos que cada posição, cada gesto tem um significado, apreciamos a dança de uma perspectiva muito mais iluminada.

Uma pequena amostra aqui.

Inglaterra
Há uns anos tive o enorme prazer de ver em Londres os Stomp. Não sei se foram o ponto alto da viagem, afinal de contas, quando se passeia com amigos há sempre muitos "pontos altos". Mas foi, definitivamente, uma experiência que me ficou gravada na memória. E sabendo que iam voltar a Portugal para alguns espectáculos, este era um que eu não podia mesmo perder. E a companhia tinha que ser a mesma (: <3>

Se não conhecem, imaginem algumas pessoas cheias de genica em palco com panelas, caixotes, sacos, canos, lavatórios (sim, leram bem, lavatórios!), alguidares,... tudo o que está à mão serve, tudo é ritmo, tudo é música. Se só de si isto já é bom, agora acrescentem uma dose de humor e não podia ser melhor.

Two thumbs up!

Sem comentários: